Bolsas europeias oscilam com mercado atento a desdobramento do Brexit.

Embaixadores dos outros 27 países da UE aceitaram estender prazo do processo de retirada britânica do bloco até 31 de janeiro.

 

As bolsas europeias oscilam nesta manhã ainda em meio aos desdobramentos do Brexit, com os investidores atentos à iniciativa do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de tentar antecipar eleições gerais no país para 12 de dezembro.

Hoje, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou pelo Twitter que os embaixadores dos outros 27 países da União Europeia aceitaram estender o prazo do processo de retirada britânica do bloco até 31 de janeiro, mas contemplando a possibilidade de uma saída antes do prazo se o acordo firmado entre os dois lados for ratificado antes pelos parlamentos britânico e europeu.

Isso abre caminho para que Johnson leve adiante seu plano de antecipar eleições. A expectativa é que o Parlamento britânico decida se autoriza ou não a iniciativa do premiê na sessão de hoje.

O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 oscila perto da estabilidade nesta manhã. Depois de ficar em terreno negativo, às 8h20, subia 0,03%, aos 398,12 pontos. O setor bancário recuava 0,72%, com o HSBC Holdings entre os maiores perdedores da Europa na sessão. As ações da empresa caíam 3,87% na Bolsa de Londres depois que o banco abandonou sua principal meta financeira e disse que iria acelerar os planos de renovar seus negócios no Reino Unido, EUA e Europa.

O DAX, índice de referência da Bolsa de Frankfurt, subia 0,37%, aos 12.941,63 pontos, enquanto o FTSE 100, da Bolsa de Londres, caía 0,19%, a 7.310,61 pontos. A libra subia 0,08% ante o dólar, a US$ 1,28404, e caía 0,11% frente ao euro, a 1,15629.

“Estão crescendo as expectativas de que o primeiro-ministro Boris Johnson vencerá uma eleição geral e, eventualmente, aprovará seu acordo. No entanto, as perspectivas gerais para a economia do Reino Unido provavelmente serão muito mais fracas do que os investidores inicialmente previam. A libra britânica pode permanecer em terra de ninguém, enquanto aguardamos mais clareza sobre eleições”, escreveu em nota a clientes o analista da Oanda, Edward Moya.

 

Fonte: https://valor.globo.com/financas/noticia/2019/10/28/bolsas-europeias-oscilam-com-mercado-atento-a-desdobramento-do-brexit.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *